Dobre o seu escritório de arquitetura com marketing estratégico

Tempo de leitura: 4 minutos

Todo escritório de arquitetura quer crescer e expandir sua participação no mercado da arquitetura. Para isso, é necessário investir em marketing ativo. Assim, você criará boas estratégias que contribuirão para o crescimento da sua empresa.

Quer saber como o marketing estratégico pode alavancar o seu negócio? É só continuar lendo!

escritório de arquitetura

O que é um plano de marketing?

O plano de marketing é uma ferramenta de gestão. Seguindo estratégias personalizadas, sua empresa de arquitetura se manterá competitiva no mercado. A finalidade do plano de marketing é alcançar algum objetivo, guiando as ações estratégicas do seu escritório de arquitetura.

Para desenvolver um bom plano de marketing, você precisa conhecer profundamente o seu escritório de arquitetura e o seu mercado de atuação. Não existe uma receita de bolo para a elaboração de um bom plano de marketing!

É importante entender que esse plano representa o posicionamento da sua empresa. Inclusive, ele precisa estar de acordo com a visão, missão, valores e objetivos do seu escritório de arquitetura.

O primeiro passo

Antes de colocar as mãos na massa, é necessário levantar e descrever os recursos em relação aos espaços para a colocação de um plano de marketing em prática. Isto é, quantificar o dinheiro empenhado no plano e o quanto a sua equipe é capaz de realizar as tarefas necessárias para alcançar os objetivos.

Faça uma análise prévia do seu escritório de arquitetura

Você precisa conhecer todos os fatores (internos e externos) que influenciam a área onde o seu escritório de arquitetura está inserido. Conheça a situação do seu serviço de arquitetura no mercado e os pontos positivos e negativos de sua empresa.

Entender como o ambiente influencia na atuação da sua empresa dentro do mercado é importante para encontrar as melhores ações dentro do plano.

Conheça os seus clientes e defina o seu público

O plano de marketing precisa atingir o público-alvo do seu escritório de arquitetura.

Por isso, é importante ter uma análise constante e detalhada do mercado. Desta maneira, você entende quando e como o seu cliente procura adquirir o seu serviço. Agindo assim, é possível atingir as necessidades dos clientes. Eles consumirão o seu serviço, ficarão satisfeitos e se tornarão fiéis a sua empresa de arquitetura.

Conheça e analise a concorrência

É de grande importância conhecer as demais empresas de arquitetura. Estude os pontos positivos e negativos dos serviços de arquitetura disponibilizados pela concorrência.

Aprenda com os concorrentes! Mais importante do que entender o que eles fazem, é ver o que não deu certo. O mercado evolui constantemente e é preciso acompanhar os processos.

A partir do momento que você conhece a concorrência, é possível agregar diferencial ao seu serviço para conquistar um número maior de clientes.

Defina as estratégias e as ações a serem tomadas

As ações de marketing devem estar associadas aos objetivos e metas traçadas ao seu escritório de arquitetura. Por isso, é importante ter todo o conhecimento do mercado para não fazer investimentos ou ações sem necessidade.

Existem diversas opções de ações que podem fazer parte do plano de marketing. Do marketing viral ao de guerrilha, digital, inbound, outbound… As opções são diversas. O importante é inovar!

Defina o cronograma para a execução

A definição de um cronograma é fundamental para realizar o acompanhamento do seu plano de marketing.

O monitoramento do plano de marketing e o levantamento dos resultados alcançados são de grande importância para a avaliação do sucesso e o que precisa ser corrigido para melhorar o plano de marketing da sua empresa.

Um bom cronograma não contempla só o que será feito. Ele também considera os esforços necessários. Desde os itens necessários, até quem realizará qual função.

Coloque em prática

Agora que você já sabe como elaborar um bom plano de marketing, é chegada a hora de colocar em prática e ver sua empresa faturar bastante com as melhorias que o plano vai trazer.

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