Como alterar a inércia da arquitetura

Tempo de leitura: 2 minutos

Quem nunca teve vontade de montar o próprio negócio? Seja em uma situação de desemprego ou pela vontade de ganhar autonomia. Todo mundo já teve o desejo de se tornar o próprio patrão!

Saiba como alterar a inércia da arquitetura e confira algumas dicas para dar o primeiro passo e empreender no seu escritório de arquitetura!

arquitetura

Quando abrir uma empresa?

Em termo de impostos, pode ser mais barato trabalhar como empresa do que como autônomo. Há algumas vantagens na contratação dos serviços prestados por um escritório de arquitetura: os contratantes evitam riscos de vínculo empregatício, há maior segurança jurídica nos contratos celebrados e a contratação costuma custar menos.

Sociedade Simples

Se optar pela abertura de uma empresa, o ideal é abri-la em sociedade com outros profissionais da mesma área para obter vantagens tributárias. Entretanto, os sócios devem ter visões e capacidades complementares.

Infra-estrutura

Como a maioria dos atendimentos é feita na própria empresa, vale a pena investir em um espaço claro e organizado para causar uma boa impressão no cliente. Além de mesas, cadeiras, telefones e acesso à internet, é preciso investir em computadores e aplicativos legalizados de arquitetura.

Tempo de retorno

Os investimentos iniciais dependem do tamanho da empresa e dos tipos de serviços a serem prestados. O lucro líquido é obtido pela subtração das despesas para manter e prestar o serviço do total da receita. O tempo de retorno do investimento está relacionado ao número de meses necessários para a recuperação total do valor investido. Quanto mais rápido, mais interessante será o negócio de arquitetura.

Funcionários

Caso seja necessária a contratação de uma secretária ou de outros funcionários, os custos operacionais serão maiores. Em todos os casos, os funcionários do seu escritório de arquitetura devem ser registrados de acordo com a CLT.

Quando contratar um contador?

Decisões erradas por falta de informação custam muito mais caro do que consultar um profissional.

Para decidir se deve abrir uma empresa ou trabalhar como autônomo, quanto isso custará, quais impostos a pagar e ficar ciente das obrigações fiscais, não tenha dúvida: procure um contador experiente.

Quando contratar um advogado?

Contar com os serviços de um advogado de confiança pode ser uma ótima alternativa, especialmente se a opção for por abrir uma empresa de arquitetura. Esse profissional pode auxiliar nas várias etapas do processo. Desde a elaboração do contrato social, contratos de honorários e relações trabalhistas.

Gostou dessas dicas? Acompanhe nosso blog. Caso ainda não tenha se cadastrado para receber todas nossas dicas, basta se cadastrar no blog e também nos seguir nas redes sociais.

Conheça os nossos catálogos cheios de versatilidade para o seu projeto. Catálogo completo Claris | Catálogo kit portas em PVC.

Quando precisar da Estrela para ajudar em seu projeto entre em contato conosco.

Clique aqui e entre em contato com um dos nossos consultores de bem-estar.

Gostou dessas dicas? Comente aqui embaixo quais você já usa e se já teve resultados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *